Compliance

… mais uma palavra do inglês atualmente utilizada com frequência no meio empresarial; mas o que significa?

 

Do inglês Compliance, significa “conformidade”, “seguir a lei/regra”. No mundo empresarial, é a área responsável em certificar ou validar se as ações da empresa estão em conformidade com a legislação vigente, com a política da empresa, com as regras de determinado segmento ou outros requisitos pré-estabelecidos.

Simples?!? Nem tanto! Há necessidade de conhecimento técnico e do comprometimento de todos os envolvidos, direitos e indiretos.

O Compliance no mundo empresarial teve início nos Estados Unidos, na década de 1960, com a descoberta da manipulação de preços por empresas privadas em licitações públicas, desencadeando diversas medidas para a garantia da legalidade dos negócios.

No Brasil, na década de 1990, houve um anêmico início desse movimento após a abertura do mercado nacional no fatídico Governo Collor. No entanto, foi a partir de 2000 que Compliance começou a ser mais demandado, diante da estabilização da moeda e do fortalecimento da economia do país; e, de forma mais consistente com a Lei Anticorrupção (2013) e recentemente com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (2018), assunto já abordado em nosso “Blog”.

Não obstante ao crescimento do tema e do apelo pela conformidade nos negócios, em especial, naqueles que envolvem o Poder Público, assistimos (desde sempre) escândalos que se sobrepõem em grandeza, ousadia e desconsideração pelo cidadão. Portanto, devemos fazer nossa parte e exigir conformidade em nossos negócios, na nossa empresa, na nossa administração, na nossa cidade, no nosso país!

Investir em Compliance é necessário, pois o dispêndio de recursos financeiros e o dano à imagem da empresa na hipótese de envolvimento em irregularidades são extremamente altos. E não importa o tamanho da empresa ou ramo de atuação. 

Compliance, a Alleanza tem uma equipe especializada que pode te ajudar nisso!

 

Daniel Secco
Alleanza Gestão & Negócios

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