“Empresa B”, sabe do que se trata?

Nunca ouviu falar em “Empresas B”? Acha que se trata de uma novidade? Se respondeu sim é melhor se atualizar lendo o texto abaixo.

“Empresas B” são companhias que produzem, lucram e movimentam a economia, tal como outra qualquer, no entanto, decidiram retribuir benefícios sociais e ambientais à Sociedade, ou seja, entenderam a necessidade de uma nova economia, um novo capitalismo, onde os principais atores do mercado devem estimular a incorporação de formas e instrumentos que amparem as necessidades da nossa sociedade e do meio ambiente. Assim, as “Empresas B” competem para ser melhores para o mundo, para as pessoas e para a natureza, equilibrando propósito e lucro.

A denominação com a indicação “B”, que vem de benefits (benefícios em inglês), é conferido como selo de qualidade a essas iniciativas sociais e ambientais. As corporações com fins lucrativos se habilitam e o título é fruto de uma avaliação e, se aprovada, uma certificação conferida por instituições que analisam práticas e políticas empresariais.

No Brasil, a organização responsável por atribuir o selo de “Empresa B” para as corporações é o “Sistema B”, que define as companhias certificadas como “negócios que atendem aos padrões de desempenho social e ambiental e a critérios de transparência e de responsabilidade legal em equilibrar lucro e propósito”; sendo a análise realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

A iniciativa surgiu na Pensilvânia (EUA), por três amigos, Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy. Em 2006, há 16 anos, eles deixaram as carreiras corporativas e criaram o “B Lab”, ONG dedicada para auxiliar empresas na missão de ter um impacto positivo e mantê-lo ao longo do tempo. A ideia era redefinir o sentido de sucesso empresarial solucionando problemas sociais e ambientais de produtos e serviços.

Em 2007, já eram 82 empresas certificadas. Em 2011, foi fundado o Sistema B Internacional, que supervisiona o crescimento do movimento B em colaboração com parceiros nacionais em vários países ao redor do mundo. O Sistema B latino-americano surgiu em 2012 e passou a operar no Brasil em 2013.
Atualmente, maio/2022, há 4.384 “Empresas B” em 77 países, sendo 844 na América Latina e 233 no Brasil, incluindo Danone, Dengo Chocolates, Mãe Terra, Movida, Rentcars, Reserva, entre outras.

Sua empresa precisa de ajuda para melhor gestão? A Alleanza pode te ajudar, entre em contato.

Deixe um comentário